{literal}

Ir para: Menu | Conteúdo

Piso Tátil ou Piso Podotátil?


Site me construção. Visite nosso parceiro:
Arco Acessibilidade

Entende-se como Piso Tátil a forma pela qual uma informação é sentida pelos seres humanos através da sensação tátil da planta dos pés. As pessoas cegas ou de baixa-visão têm as sensações táteis aguçadas e através dos pés sentem diferentes relevos no solo. Daí a eventual referência a Podotátil. Ao formatarmos e padronizarmos estes relevos cria-se uma linguagem tátil que pode ser decodificada e entendida, gerando orientações em
especial à mobilidade.

A linguagem usualmente aceita é uma linguagem binária que combina elementos táteis de pontos e traços. Dizemos, portanto, que existem dois modelos de pisos : Pisos Direcionais e Pisos de Alerta, que como próprio nome demonstra, orientam o leitor.

Os Pisos Táteis são empregados em espaços públicos, para que deficientes visuais possam se locomover com segurança. Podem ser fabricados em diversos materiais para uso interno e externo, e basicamente indicam: mudança de direção, derivação, obstáculo, cruzamento, bloqueio, e alerta.

Piso Tátil Direcional

O Piso Tátil Direcional é formado por barras paralelas, e orienta o deslocamento de pessoas com deficiência visual ou baixa-visão.

Piso Tátil de Alerta

O Piso Tátil de Alerta é formado por pequenos troncos de cones, e serve como alerta para mudanças de direção, desníveis e na proteção de obstáculos ou barreiras arquitetônicas.


Veja mais em:
  • Produtos -> Piso Tátil;
  • Produtos -> Mapa Tátil;
  • Produtos -> Anéis de Textura para Corrimão.

Página Anterior: Contato
Próxima Página: Mapa do Site

Notícias

10/04/07
O site da Spring possuí conteúdo direcionado exclusivamente para você!
10/03/07
Bem vindo ao novo site da Spring Acessibilidade e Sinalização Visual, totalmente acessível, seguindo os padrões universais de acessibilidade.