{literal}

Ir para: Menu | Conteúdo

Sinalização Ambiental


Site me construção. Visite nosso parceiro:
Arco Acessibilidade

A Sinalização Ambiental é uma disciplina estudada por arquitetos urbanistas, designers e engenheiros. Envolve o domínio de técnicas e materiais para desenvolvimento de placas, fachadas, totens e afins, utilizados em sinais de advertência, pictogramas, setas, tipografia, etc.  O intuito é formar um código visual que proporciona o rápido entendimento das informações e denotam a hierarquia orientadora, extremamente importante para o receptor. Confundem-se os termos sinalização arquitetônica, programação visual, comunicação visual, sinalização gráfica e outros, com Sinalização Ambiental, onde residem todos estes termos.

Os materiais e técnicas gráficas, hoje micro-processadas, disponíveis no mercado, permitem que projetistas, designers, arquitetos e engenheiros gerem obras e projetos com uma concepção clara, elegante e objetiva de sinalização. Pode-se utilizar desde os materiais mais simples aos mais sofisticados tecnologicamente. Materiais de difícil aplicação até há alguns anos são hoje de fácil utilização. Sem contar, é claro, com a grande variedade de novos materiais e aplicativos, como madeiras, acrílicos, aços, alumínio, vinis, polímeros especiais, vidro, etc. Lamentavelmente, pode-se dizer : É o fim do "letrista", que ficará rstrito ao meio artístico.

Locais com grande fluxo de pessoas = Shoppings, Hospitais, Hotéis, Aeroportos = são os maiores desafios em termos de sinalização. Esses tendem a receber pessoas de todas as partes do mundo. Por esse fato o projetista deve utilizar elementos universais de sinalização, de uma forma objetiva, coesa e concisa, para a otimização da circulação de pessoas.

Veja também:

  • Tipos de Sinalização;
  • Sinalização com Acessibilidade.

Página Anterior: Contato
Próxima Página: Mapa do Site

Notícias

10/04/07
O site da Spring possuí conteúdo direcionado exclusivamente para você!
10/03/07
Bem vindo ao novo site da Spring Acessibilidade e Sinalização Visual, totalmente acessível, seguindo os padrões universais de acessibilidade.