{literal}

Ir para: Menu | Conteúdo

Sinalização Sonora


Site me construção. Visite nosso parceiro:
Arco Acessibilidade

Sinalização Sonora é o conjunto de sinais que o receptor recebe por meio auditivo. Assim como a visão, a audição é um dos mais importantes sentidos dos seres humanos e mesmo de outros animais. Animais com as baleias e golfinhos têm especial linguagem auditiva mesmo em baixo d'água. Cada grupo de animais têm diferentes linguagens auditivas e faixas de frequências especiais. Os caninos escutam em frequências diferentes dos seres humanos e percebem nossa presença por mais silêncio que tentemos fazer, e por isso são considerados excelentes cães de guarda.

Da mesma forma que em outras sinalizações a Sinalização Sonora tem forma, amplitude e linguagens as mais variadas em função dos ambientes e regiões vivenciadas pelo ser humano, e é extremamente eficaz. Pode ser transmitida a longa distância, à velocidade do som (300m/s), permitindo percepção rápida e protetiva. Um exemplo clássico é o sinal de cancelas de trens que informam a passagem de uma composição. Permite antever eventos com antecipação mesmo sem a percepção visual.

São comuns os dispositivos sonoros que sinalizam tais como sintetizadores de voz, alarmes sonoros, avisos , campainhas, etc.

Veja também:
  • Alarme de Emergência;
  • Mapa Tátil.

Página Anterior: Contato
Próxima Página: Mapa do Site

Notícias

10/04/07
O site da Spring possuí conteúdo direcionado exclusivamente para você!
10/03/07
Bem vindo ao novo site da Spring Acessibilidade e Sinalização Visual, totalmente acessível, seguindo os padrões universais de acessibilidade.